A Unoeste vai até a comunidade através do PAPP

Programa de Aproximação Progressiva à Prática

 

 

O que é PAPP?

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente iniciou, a partir de 2001, uma maneira inédita de ensinar seus alunos : o PAPP. Desde o primeiro ano do curso, eles já entram em contato com a comunidade, diferente do que acontecia até então. De que maneira? Os alunos só entravam em contato com a prática no 3º ano e mesmo assim pelo contato com pessoas doentes.

 

Qual o objetivo da PAPP?

O objetivo é fazer com que os alunos entendam que é preciso conhecer as pessoas da comunidade, o lugar e as condições em que vivem. Com isso fazer de cada aluno um profissional mais competente em suas atividades médicas, e sobretudo melhorar seu relacionamento humano. Um profissional que valorize o seu cliente/paciente, que reconheça suas necessidades e saiba de sua realidade e dificuldades.

 

Como vai acontecer?

Os alunos entrarão em contato com a comunidade, supervisionados pelos professores. Serão transportados em ônibus da Universidade até os bairros escolhidos. Cada aluno fica responsável por visitar 20 famílias e caminhará sempre em duplas.

 

O que os alunos irão fazer?

Inicialmente, os alunos farão um contato, uma aproximação com as pessoas do bairro. Irão conhecer o local, identificar as casas e informar sobre o que é PAPP. Numa segunda visita, deverão colher informações tais como: quantas pessoas vivem na casa, o que fazem com o lixo, se têm rede de esgoto, etc. Outras visitas serão feitas e, com os dados colhidos, os alunos, além de aprender, irão elaborar projetos que ajudem a comunidade em suas dificuldades - identificadas pela pesquisa.

 

Qual o papel da comunidade?

A comunidade tem papel vital à medida em que colabora com os nossos alunos. Por isso, pedimos que os recebam em suas casas, porém precisamos alertá-los de que estes alunos ainda não são médicos. São apenas alunos do 1º ano de Medicina e o que pretendem é aprender como vivem as pessoas e que problemas elas têm para a partir daí construírem seus conhecimentos, que farão deles bons profissionais.

 

A Unoeste

A Unoeste e, especialmente, a Faculdade de Medicina agradece a todos os que colaborarem com este projeto. Afinal, todos nós estamos contribuindo para que estes alunos sejam profissionais competentes na profissão que escolheram.