CONTEÚDO BÁSICO DA DISCIPLINA
DE PSICOLOGIA MÉDICA E PSIQUIATRIA
Disciplinas a serem introduzidas às matérias
básicas, como integrantes das demais disciplinas
do curso médico, como conhecimento indispensável
para um bom médico geral.
1º
Termo – Nome da disciplina:
* INTRODUÇÃO À MEDICINA DA PESSOA *
O ser humano como entidade biopsicossocial,
suas relações com outros seres, com o seu
universo histórico, político, filosófico,
social, antropológico, genético e cósmico.
A noção de personalidade. Etapas do desenvolvimento.
A história da pessoa.
A escolha profissional. A vocação médica.
O modelo médico. A universidade. A relação
professor-aluno. O papel do professor. O papel
do aluno. Aprender a aprender. Aprendizagem
- aprendizado. O estudante de medicina e a
morte (o contato com o cadáver).
Objetivos Gerais:
- Reconhecer as ciências psicológicas como
integradas às demais disciplinas médicas e
fundamentais à formação do aluno;
- Desenvolver atitude científica de crítica
imparcial e objetiva em relação aos temas
e atividades no decorrer do curso;
- Utilizar na prática, de maneira adequada,
os conceitos adquiridos.
2º
Termo - * Psicologia Médica *
A formação psicológica do médico. A identidade
médica. A atitude médica. Atributos do médico.
Aspectos sociais, culturais e econômicos no
adoecer da pessoa. Relação estudante-paciente.
As relações entre alunos, professores e pacientes.
Objetivos Gerais:
- Compreender as principais situações existenciais
que ocorrem durante o ciclo vital, distinguindo
as metas desejáveis de cada uma destas etapas;
- Discussão entre alunos, permitindo um relacionamento
aberto, facilitando troca de experiências
e a elaboração de um pensamento científico
humanístico;
- Sensibilização para os aspectos biopsicossociais
na prática médica;
- Ouvir e respeitar o paciente dentro de seu
contexto sócio-cultural.
3º
Termo - * Relação Médico-Paciente I *
Expectativas e ansiedades. A importância da
relação médico-paciente - "o grande encontro".
O médico, o paciente e sua doença. O estar
doente.
Inserção e significado da doença na vida da
pessoa. Direitos e ganhos. Deveres e perdas.
Dimensão psicossocial no processo saúde-doença.
Desenvolvimento da personalidade. Aspectos
específicos das diversas fases da vida : infância,
adolescência, idade adulta, senescência. Ser
adulto. Teorias de personalidade. Consciente
e Inconsciente. Herança biológica. Instintos.
O Social e o Cultural. Mecanismos de formação
dos sintomas. Transferência e contratransferência
na relação médico-paciente. A entrevista médica.
Técnicas de entrevista.
Objetivos Gerais:
- Compreender o seu próprio comportamento
face ao relacionamento médico-paciente;
- Detectar problemas no relacionamento médico-paciente;
- Utilizar terapeuticamente a relação médico-paciente
numa perspectiva de aplicação do diagnóstico
global;
- Desenvolver habilidades para realizar uma
história clínica que permite informações adequadas
e pertinentes para uma conduta terapêutica
global.
4º
Termo - * Relação Médico-Paciente II *
Representações culturais da doença e da saúde.
Imagens sociais e culturais da doença, do
médico e de seus papéis. Motivações do médico.
Motivações inconscientes. O normal e o patológico.
Considerar, na relação médica, tudo a respeito
do funcionamento mental da pessoa doente,
do médico e de todos que ocupam uma função
terapêutica, procurando trabalhar o conflito
clássico entre uma medicina da doença, centrada
no órgão doente; e uma medicina global, centrada
no ser humano doente, em que a doença é a
expressão mais manifesta de um desequilíbrio,
afetando o conjunto de sua personalidade.
Objetivos Gerais:
- Compreender que a doença não ocorre por
mero acaso, podendo ser entendida na história
de vida da pessoa;
- Compreender que a informação teórica e a
prática são indissociáveis;
- Utilizar o aparelho psíquico como uma arma
protetora contra as doenças somáticas;
- Analisar o seu desempenho na relação médico-paciente.
5º
Termo - * Medicina da Pessoa *
(ou medicina psicossomática na atualidade)
Estresse e doença de adaptação. Os fenômenos
psicossomáticos. Como adoecer pode ser compreendido
na história da vida da pessoa.
As bases anatomofuncionais e a integração
neuroendócrinoimunológica da resposta do estresse.
O exame das funções mentais. Aspectos psicológicos
normais e alterações da sensopercepção, dos
conceitos, da atenção, da memória, do raciocínio,
dos juízos, da linguagem, da atividade voluntária,
do humor e da afetividade.
Objetivos Gerais:
- Realizar adequadamente o exame psíquico
do paciente e de sua família;
- Reconhecer os diversos fenômenos psicopatológicos;
- Diferenciar o normal do patológico nas expressões
da conduta humana.
6º
Termo - * Saúde Mental *
Os aspectos psicológicos como integrantes
e indissociáveis da pessoa e do saber médico.
A importância de conhecer o normal. Relação
médico-família-criança. Dogmas e modelos.
O desencadeamento de crises. Persistência
e agravamento do sofrimento. Atuações nas
crises. Redirecionamento terapêutico dos problemas.
Objetivos Gerais:
- Observar e compreender os aspectos psicodinâmicos
da conduta necessários para o bom exercício
da prática médica;
- Compreender o processo do adoecer e o transtorno
mental como conseqüência de múltiplos mecanismos
psicológicos, biológicos e sociais;
- Desenvolver habilidades que permitam propiciar
interações humanas significativas e harmoniosas,
dentro de uma família ou de uma instituição
de saúde, para superação de reações adaptativas
relacionadas ao adoecer, à invalidez, à morte
ou propiciar recursos terapêuticos extraordinários
na questão das doenças agudas e crônicas.
7º
/ 8º Termo - * Psiquiatria I e II * 9º / 10º
Termo -
* Urgência / Emergência Psiquiátrica e Interconsultas.
*
Um transtorno mental é uma doença com manifestações
psicológicas ou comportamentais associadas
com comprometimento funcional devido a uma
perturbação biológica, social, psicológica,
genética, física ou química. Mais de 200 transtornos
psiquiátricos são classificados de acordo
com a quarta edição do manual da American
Psychiatric Association. Os transtornos mentais
são amplamente medidos em termos do desvio
em relação a algum conceito normativo. Cada
doença possui sinais e sintomas característicos
que precisam ser conhecidos pelo médico em
geral, para prestarem os primeiros atendimentos
e condutas, e se necessário encaminhamentos
para serviços especializados.
Objetivos Gerais:
- Aplicar os métodos de exame e conduta psiquiátrica
na abordagem dos pacientes em diversas situações
clínicas: na criança, no adulto e no idoso;
- Propiciar ao médico os conhecimentos básicos
de métodos que lhes permitam diagnosticar
as síndromes psiquiátricas mais comuns;
- Aplicar métodos terapêuticos específicos
no manejo de pessoas portadoras de transtornos
mentais na prática médica em geral.