equoterapia.gif (1969 bytes)

O que é Equoterapia?

 

     Trata-se de um método terapêutico que associa conhecimentos científicos, no campo médico e fisioterápico, com a utilização de um cavalo. A técnica busca a obtenção de benefícios físicos e/ou psiquiátricos de pessoas portadoras de pessoas portadoras de deficiência em tratamento.

 
      Equoterapia é um termo amplo, referindo-se às várias áreas que empregam o cavalo, por equipes multidisciplinares, com objetivos terapêuticos variados. Os efeitos físicos e psíquicos do tratamento com o cavalo produzem os resultados terapêuticos. Os benefícios da equoterapia são numerosos: o ato de cavalgar estimula e desafia, levando a um aumento da autoconfiança, do autocontrole e da auto-estima. É uma recreação, como um esporte vital, favorecendo a socialização através do contato com o cavalo e com outras pessoas, agindo em equipe. 


      Facilita o aprendizado pela atenção, concentração, disciplina e responsabilidade exigidos para se cuidar e se manejar um grande animal, a despeito das limitações intelectuais, psicológicas e físicas de indivíduos portadores de autismo, síndrome de Down e outros déficits cognitivos e do comportamento. A equipe de equoterapia pode incluir vários profissionais como professores de equitação, pedagogos, psicólogos, professores de ensino especial, fisioterapeutas, médicos, professores de educação física e outros.