equoterapia.gif (1969 bytes)

 

Equoterapia

A Equoterapia constitui um tratamento complementar de reabilitação física e mental que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho em uma abordagem multi e interdisciplinar.

Contato com a natureza


A prática da Equoterapia se dá em pleno contato com a natureza proporcionando formas de aplicação de exercícios de psicomotricidade,de recuperação e integração complementando as terapias tradicionais que se valem de instrumentos tecnológicos em clínicas e consultórios.


Corpo inteiro

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, trabalhando e desenvolvendo a coordenação motora, a postura, o ritmo, o equilíbrio, a flexibilidade, o tônus muscular e a estética, entre outros, de forma extremamente descontraída e
prazerosa

O cavalo como um espelho

Na Equoterapia o cavalo atua não apenas como um espelho onde são projetadas as dificuldades, progressos e vitórias, mas também como um novo estímulo, que propicia novas percepções e vivências.
Cavalgar neste animal dócil, porém de porte avantajado, leva o praticante a experimentar sentimentos de liberdade, independência e capacidade; sentimentos estes importantíssimos para a aquisição da auto-confiança, realização e auto-estima.

 

A prática da Equoterapia


A prática eqüestre favorece ainda uma sadia sociabilidade que integra o praticante, o cavalo e os profissionais envolvidos. Por ser um trabalho vasto em possibilidades e extremamente dinâmico que inclui desde o contato e o
vínculo afetivo com o animal até o ato de montá-lo, a Equoterapia é destinada não apenas às pessoas especiais mas também no apoio às dificuldades escolares, casos de dependência física, stress, terceira idade, bem como a todos que procuram novas oportunidades de crescimento, melhoria na qualidade de vida e ainda um melhor equilíbrio tanto físico como mental.