Orientaçõe para Você deixar de Fumar

  

  
  


Dez passos para Você Deixar de Fumar

  

20 minutos

Volta à normalidade da pressão sangüínea e da pulsação.

8 horas

Aumenta o nível de oxigenação do sangue.

24 horas

Desintoxicação pulmonar, retorno das artérias à normalidade.

48 horas

Retornam o apuro do paladar e do olfato.

72 horas

Melhoria da função respiratória e redução da sensação de fadiga.

Duas semanas

Melhora a atividade do sistema imunológico.

Dois anos

A maior parte dos sistemas e órgãos afetados pelo fumo voltam a operar normalmente, a menos que ocorra algum processo patológico nesse meio tempo.

Fonte: Revista Boa Forma - 10/10/97.

O jovem acredita subconscientemente no que uma especialista educacional definiu como o "mito da imortalidade". Isto é, por mais que ele fume e agrida o corpo, as fabulosas reservas de seu organismo jovem dão conta dos prejuízos imediatos. Acha que é indestrutível e imune aos malefícios do cigarro. Uma pesquisa da Food and Drug Administration, dos EUA, revelou que quase 50% dos jovens americanos com idade mediando entre 13 e 19 anos, apresentam altas doses de nicotina no sangue.

Dicas importantes:

Não deixe maços de cigarro à vista ou ao seu alcance. Desfaça-se de tudo ( maços e pacotes de cigarros, cigarreiras, cinzeiros, cachimbos, charutos, cigarrilhas ), enfim, o que lhe possa servir de estímulo ou tentação para fumar. Quando alguém lhe oferecer um cigarro, recuse terminantemente e reafirme seu propósito de não mais tocar em fumo. Diga-lhe com firmeza e convicção: "Parei de fumar." Se, porventura, sua casa ou ambiente de trabalho estiverem impregnados do mau odor do fumo, promova uma boa ventilação local e use desodorizante de ambientes. Quando você deixa o cigarro, seu olfato fica muito mais apurado!

Essas orientações devem ser seguidas em seu cotidiano, da maneira mais cuidadosa possível. Não caia no engano de que um cafezinho ou um "inofensivo" cigarro apagado (só para relaxar) entre os dedos, não sejam tão prejudiciais assim. O maior perigo é aquele que vem com aparência de fragilidade. Confirme sempre sua decisão.

Tenha em mente isto:

Você é alguém muito especial.

Tem respeito próprio e dignidade.

Está livre do fumo e no pleno controle de sua vida e vontade.

Agora tornou-se um bom exemplo para aqueles que, como você no passado, têm o hábito de fumar.

Procure compartilhar com os outros sua vitoriosa experiência.

Sempre que puder, utilize sua influência para combater o tabagismo.