Orientações para manter o peso e desintoxicar o organismo

  

Orientações para não se preocupar com aqueles quilinhos a mais.

A idéia é que você aproveite sua determinação em deixar o cigarro e passe a ter novos hábitos e estilo de vida. Será uma mudança empolgante e compensadora, pois você perceberá, no decorrer dos dias, sua mente mais ágil e um estado físico bem melhor.

Prepare-se. Você está livre do fumo e poderá ficar livre do excesso de peso.

1. Diferencie Fome e Apetite

Fome - A necessidade física de alimentos proporciona a verdadeira fome. Ela aparece depois de 6 horas que o corpo ficou sem alimento, dura somente um curto período de tempo e desaparece.

Apetite - O apetite surge quando nossa mente pede comida, não quando o corpo dá sinal de que o alimento está atrasado (fome). O apetite é estimulado por nossos pensamentos, hábitos, sentimentos, ou simplesmente porque estamos perto da comida. Pode ser também um hábito que aprendemos na nossa vida a associar com comida. Tome cuidado para você não trocar de hábito: fumar por comer.

Só coma se tiver realmente fome. - Diferencie FOME de APETITE.


* O apetite é estimulado por nossos pensamentos, hábitos, sentimentos, ou simplesmente porque estamos perto da comida.

2. Escolha os Alimentos

O que você tem em casa na prateleira do armário é muito importante, por isso tenha somente alimentos saudáveis e nutritivos.


* Limite suas compras.
* Compre somente o necessário.
* Faça uma lista de compras.
* Evite contato com alimentos que não estão na sua lista.
* Deixe os "alimentos problemáticos" no lugar que devem ficar. Nas gôndolas    do supermercado e não no armário da sua cozinha.
* Cuidado com os alimentos estimulantes, isso é, os que estimulam o desejo de fumar, principalmente os que contém cafeína.


* Ofereça a você mesmo variedade de atividades que sejam interessantes para desviar a sua atenção da comida.

3. Desvie sua Atenção

Ofereça a você mesmo variedade de atividades que sejam interessantes para desviar a sua atenção da comida. Um bate papo com um amigo, a leitura de um livro, a prática de um hobby, ou a de algum esporte . Essa nova fase é muito importante para adquirir novos hábitos. Hábitos que sejam saudáveis e o façam feliz.

4. Coma na Hora Certa

Escolha as horas certas para comer e coma exclusivamente nessas horas.
Se previamente programado, este hábito fará com que seus pensamentos se voltem para a comida somente nos horários para os quais o seu organismo foi educado.

* "Escolha as horas certas para comer e coma exclusivamente nessas horas."

5. Coma Devagar

Procure mastigar a comida o máximo possível, até que a mandíbula fique cansada, para que nada fique inteiro, facilitando o trabalho de digestão e assimilação dos nutrientes. Assim você se cansará de comer, diminuindo a quantia de alimento ingerido. Só coloque outro bocado na boca quando a comida estiver totalmente mastigada.

* Deixe um pequeno intervalo entre um bocado e outro, e pouse os talheres sobre a mesa.
* Concentre-se no sabor, aroma e textura dos alimentos. Sinta prazer em comer.

6- Faça 3 Refeições por Dia

Fazer 3 refeições por dia é muito importante. E lembre-se: água somente nos intervalos.

1ª Refeição - Pela manhã nosso estômago está descansado e com melhor condição de aproveitar bem os nutrientes dos alimentos. É no começo do dia que precisamos de mais energia para enfrentá-lo. A primeira refeição deve ser a mais rica e mais nutritiva.

2ª Refeição - Na hora do almoço precisamos de um pouco menos de energia. Somente o alimento necessário para repor as energias gastas e o suficiente para usar no resto do dia.

3ª Refeição - À noite quando vamos descansar, não precisamos de uma alimentação pesada. Fruta, torradas ou caldo de legumes são suficientes. Espere 3 horas para depois dormir. Para o cérebro descansar o estômago não pode estar trabalhando.
Para você que deixou de fumar, seguir esses passos é muito importante, porque você irá dormir melhor e terá mais energia e forças para vencer o vício. E sua saúde vai melhorar muito.

7- Tome Líquidos na Hora Certa

Você deve beber, diariamente, dois litros de água, que devem ser distribuídos durante o dia e nos intervalos das refeições, ou seja, até meia hora antes e somente duas horas depois de cada refeição.

Quando começamos uma refeição, nosso cérebro dá um sinal para avisar a quantidade de alimento que precisamos. Bebendo líquido às refeições, o seu cérebro confunde o "senso" de saciedade. Isso poderá fazer você comer em excesso.Também a digestão fica paralisada porque é feita a diluição dos sucos gástricos. O organismo demora mais ou menos 40 minutos para eliminar os líquidos e só então a digestão é recomeçada. O hábito de ingerir líquidos às refeições provoca:


* Dilatação no estômago
* Fermentação
* Baixo aproveitamento dos nutrientes.

8- Varie sua Dieta

As pesquisas demonstram que é preciso ter variedades de textura, cor e sabor para ficar satisfeito com o que se come. Coma primeiro os alimentos ricos em fibras e menos calóricos. ex. frutas, verduras e legumes.

9- Coma Bastante Fibras

As fibras existentes nos cereais integrais, frutas, verduras e legumes, ajudam o bom funcionamento dos intestinos. As fibras ajudam a eliminar com as fezes uma grande parte das gorduras e líquidos que, se não forem eliminados, podem proporcionar o aumento de peso.

* As fibras existentes nos cereais integrais, frutas, verduras e legumes, ajudam o bom funcionamento dos intestinos.

10- Cuidado com o Sal

O excesso de sal retém a água no organismo. Junto com essa água também ficam as toxinas. É bom tomar cuidado com excesso de sal, para que essas toxinas sejam eliminadas com mais facilidade, inclusive as do fumo.

11- Evite Gorduras

Coma amendoim, azeitonas, castanhas, nozes, use um poquinho de óleo de oliva, girassol, ou milho que não contêm colesterol e são fáceis de serem eliminados, o que não acontece com as gorduras de origem animal. Evite derivados de origem animal, porque são ricos em gordura e evite também frituras.

* Coma primeiro os alimentos ricos em fibras e menos calóricos. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

12- Sinal Vermelho Para Guloseimas

* sorvetes
* balas
* bolos
* chocolates
* bombons
* refrigerantes
* bolachas

São alimentos ricos em gordura e açúcar. Faltam vitaminas, sais minerais e fibras.

A fibra é importante porque tem a função de dosar a entrada do açúcar na corrente sangüínea.

A falta de fibra faz com que o açúcar penetre na corrente sangüínea de uma vez, seja transformado em gordura e depositado em regiões de pouco esforço, pelo organismo, como a cintura e nádegas.


* Cuidado para não substituir o cigarro por uma balinha. A conseqüência será uma gordurinha.
* A fibra é importante porque tem a função de dosar a entrada do açúcar na corrente sangüínea.

 

13- Durma Bem

Um terço da sua vida você passa dormindo. Você não dá muita importância ao sono até a sua vida se transformar pela sua falta. Ele afeta a sua maneira de sentir, de agir, tem efeito no seu humor e sobre a sua maneira de comer. Use o controle do sono como meio de obter domínio sobre o seu impulso de comer.

Quem não dorme bem pode ter:

*tensão crônica
*leve depressão
*preocupação exagerada
*sintomas cardíacos aumentados
*pressão alta
*dores de cabeça
*stress
*indisposição
*dificuldades para concentração
*baixa produtividade

A falta de sono pode levar a comer em excesso. Se o sono é irregular, você terá energia baixa e seu estado de espírito também será afetado. Isso poderá provocar emoções que aumentam o impulso de comer.

Por isso controle seu sono e o mantenha em padrões regulares. Melhore o sono e melhorará o seu humor. Melhore o seu humor e você conseguirá refrear melhor o seu impulso de comer.


* Use o controle do sono como meio de obter domínio sobre o seu impulso de comer.

14- Tenha Uma Atividade Prazerosa

Uma atividade prazerosa pode diminuir o impulso de comer. Ela pode melhorar o seu ânimo e a sua saúde. Modifique o seu estilo de vida, você fará um bem a si mesmo.

Escolha uma atividade que seja boa para você. Não lute contra sua natureza se esforçando demais. Planeje um horário e faça todos os dias a sua atividade.

Pode ser:

* Caminhada
* Esporte
* Exercícios/ginástica
* Natação

Procure alguém para lhe fazer companhia. Se não der, prepare-se para praticar sozinho. Aumente aos poucos o nível de sua atividade. O exercício ajuda a eliminar toxinas e dá alegria e disposição porque aumenta a taxa de endorfina no sangue.

O prazer e a alegria em viver podem ajudá-lo (a) a vencer o CIGARRO.

* Modifique o seu estilo de vida, você fará um bem a si mesmo.

15- Controle Suas Emoções

Ansiedade, depressão, tédio e raiva, são quatro emoções que com freqüência desencadeiam um ciclo vicioso de tensão. Tensão leva a comer. Comer leva a mais tensão. Mais tensão leva a comer mais.

Aceite suas emoções e enfrente-as. Procure a maneira certa de resolvê-las. Nunca desconte seus problemas comendo compulsivamente.

Planeje períodos de repouso para manter alta a sua energia. Aprenda a relaxar e afaste as emoções perturbadoras. Lembre-se que as melhores coisas da vida são as mais simples, tais como: passar momentos junto à natureza, dar uma boa caminhada com alguém que você goste, ou simplesmente deitar num gramado, fechar os olhos e cochilar.


* Não desconte seus problemas em um vício como comer!