ABRAz - Assoc. Brasileira de Alzheimer

Se você conhece alguém que:

• Perde as chaves, porém quando as encontra não sabe para que servem;
  • Costuma passear diariamente, pelo mesmo caminho, porém por algumas vezes  não consegue voltar para casa sem a ajuda de seus vizinhos;
  • Não consegue lembrar do seu nome, do nome de seus parentes próximos.

Saiba que a perda de memória, confusão e desorientação descritas nestes exemplos são sintomas de demência. A demência mais comum é a doença de Alzheimer.

Infelizmente, muitas pessoas não reconhecem que estes sintomas indicam que algo está errado. Muitos crêem, erroneamente, que tal comportamento faz parte do processo do envelhecimento: não é. Pode ser que tais sintomas se desenvolvam gradualmente e não sejam percebidos por um longo período. Algumas pessoas até recusam a tomar alguma providência quando percebem que há algo errado.

É muito importante procurar um médico quando estes sintomas forem identificados. Somente um médico pode diagnosticar devidamente a condição da pessoa, e muitas vezes os sintomas são reversíveis. Até se o diagnóstico for DA pode-se encontrar ajuda para aprender como cuidar de uma pessoa com demência e onde conseguir apoio para você mesmo, o cuidador.

A ABRAZ - Associação Brasileira de Alzheimer adaptou o texto do Boletim "Is it Alzheimer's? Warning Signs you should know", publicado para Alzheimer Disease International, que elaborou uma lista dos sintomas mais comuns para ajudá-lo a identificar os sinais de alerta (alguns também se aplicam a outras demências). Verifique a lista e os sinais que o preocupam. Se você notar alguns destes sintomas no seu familiar, encaminhe-o para um completo exame médico: