DOENÇA DE CHAGAS

Secretaria Municipal de Saúde - Londrina

O QUE É?

É uma doença grave causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitida ao homem e a outros animais pela picada de um inseto conhecido por bicho barbeiro.

SINAIS E SINTOMAS

Alguns dias após a picada surge no local uma inflamação parecida com um furúnculo ou uma mancha avermelhada, inchaço das pálpebras geralmente num só olho, “ínguas”, febre baixa, mal-estar, falta de apetite. Após alguns anos a doença pode se agravar com o comprometimento do coração, esôfago, intestino e outros órgãos.

TRANSMISSÃO

O bicho barbeiro transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da Doença de Chagas e pica outra pessoa sadia.

Ao picar, geralmente à noite quando a pessoa está dormindo, o barbeiro elimina fezes contaminadas com o Trypanosoma cruzi. A picada produz coceira e, ao se coçar, a pessoa espalha as fezes contaminadas no local da picada, ficando doente.

COMO É O BARBEIRO?

Existem mais de quarenta tipos de barbeiro. Eles vivem em buracos e frestas de forros e paredes das casas de madeira ou de barro e também em galinheiros e pombais.

COMO ACABAR COM A DOENÇA?

ACABANDO COM O BICHO BARBEIRO

• As paredes e forros das casas devem ser lisos, sem buracos, brechas ou frestas;

• Limpe sempre todos os lugares que possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás dos quadros, camas, malas, lenhas etc.);

• Coloque sempre os colchões para tomar sol e ar;

• Construa galinheiros, chiqueiros e pombais afastados das casas.

LEMBRE-SE

O inseticida mata os barbeiros que se encontram nas casas, mas eles podem voltar.

Se você encontrar algum inseto e desconfiar que possa ser o barbeiro, leve até uma Unidade de Saúde.