ESTE MOSQUITO QUANDO CONTAMINADO TRANSMITE DENQUE

VAMOS ACABAR COM ELE

Como é o mosquito que transmite a Dengue?

É um mosquito rajado, geralmente escuro, com manchas brancas no corpo. Sua maior característica é a presença de um desenho prateado na parte dorsal do tórax. Ele pica principalmente durante o dia. A fêmea se alimenta de sangue, pois é necessário para o amadurecimento dos ovos.

Ela deposita os ovos próximos à superfície da água nas paredes dos recipientes (vasos, brinquedos, pneus, tanques, garrafas, latas, aquários, etc...).

Desova várias vezes durante a vida, sugando o sangue das pessoas a cada desova. O mosquito se desloca de onde coloca os ovos, em média de 100 a 200 metros e pode acompanhar o ser humano em seus deslocamentos, contribuindo para o alastramento.

O mosquito contaminado permanece com o vírus durante toda a sua vida. Ele vive em média de 30 a 45 dias e seus ovos podem permanecer vivos até 450 dias, transformando-se em adultos quando encontram umidade.

Qual período para manifestar a doença?

O período de tempo que ocorre desde que o indivíduo foi picado pelo mosquito até o início dos sintomas é de 3 a 15 dias.

Quais são os sintomas da Dengue?

Febre, dores de cabeça e articulares, dores no corpo (muscular), fraqueza, fala de apetite, exantema (vermelhidão da pele). Se assemelha a uma gripe.

Qual é o meio de prevenção?

A única forma de prevenir a doença é acabar com o mosquito e para isso é preciso:
     a) eliminar recipientes que possam acumular água: garrafas, latas, pneus, tampas de garrafa,      sacos plásticos, cascas de ovos, etc..., ou seja manter quintal, ruas e datas sem lixo.
     b) Manutenção adequada de:
            - Caixa d´água: mantê-la tampada
            - Vasos de plantas: colocar areia nos pratos
            - Bebedouros de animais: trocar a água e lava-los diariamente
            - Limpeza de calhas
            - Tratamento de água da piscina pelo menos uma vez por semana

O que se deve fazer em caso de suspeita de Dengue?

Procurar o Posto de Saúde mais próximo, para confirmação do caso, tratamento e para que sejam tomadas medidas urgentes de combate ao mosquito nas imediações do local onde a pessoa se infectou.

O que é Dengue Hemorrágica?

Na primeira vez que uma pessoa pega a Dengue, dá-se a cura da doença sem muitas complicações, porém, na segunda vez, a pessoa pode estar sensibilizada com a infecção anterior. Neste caso, pode ter outras complicações como sangramentos. É a chamada Dengue Hemorrágica que pode até matar.

CICLO EVOLUTIVO DO AEDES AEGYPTI

Receba bem o Agente de Controle da Dengue, pois ele é seu aliado nesta luta.

Elaboração:
Gerência de Epidemiologia / DESA / ASMS / PML