Aprimorando seus hábitos alimentares

 

          Procure se alimentar em horários regulares e nunca fique longos períodos sem comer nada. Procure ainda não comer cada dia em um horário: isto fará com que seu relógio biológico fique perdido e não lhe "avise" os momentos certos de ter uma refeição.

           Observe a pirâmide. Ela é conhecida como a pirâmide dos alimentos e serve como um guia para uma dieta saudável e balanceada. Na parte mais larga da pirâmide, ou base, estão os carboidratos (pães, massas, arroz, batata), principais fontes de energia do corpo. Logo acima aparecem os alimentos reguladores, representados por frutas e legumes. As proteínas devem ser ingeridas em quantidade moderada (leite, queijo, carne) e aparecem quase no topo da pirâmide. Por fim, temos as gorduras, que devem ser ingeridas em pequena quantidade. Este tipo de dieta ajudará você a ficar longe do "colesterol ruim", de problemas no coração e de um ganho de peso excessivo.

          Entre as refeições, caso sinta fome, é recomendável que você fique a vontade para fazer um lanche leve. Coma uma fruta, uma gelatina, uma barrinha de cereais ou beba um suco. Estas são boas opções. E lembre-se, é melhor comer algo entre as refeições do que esperar a fome aumentar tanto a ponto de, depois, comer mais do que você gostaria.

          Fazer as refeições à mesa pode ajudá-lo também. Você poderá comer porções moderadas, uma vez que está evitando longos períodos sem se alimentar e sua fome estará menor. Coma com calma e mastigue várias vezes o alimento. Uma boa mastigação pode ajudar você a aumentar sua sensação de saciedade, o que não irá acontecer se você comer muito rápido.

          Evite comer enquanto estiver lendo, assistindo televisão, conversando com amigos, falando ao telefone... Nestas situações você poderá se distrair e comer muito mais "sem perceber" e mesmo sem estar com fome.

          Se você gosta muito de doces, não se preocupe, poderá continuar a comê-los. Apenas procure não fazer isso todos os dias ou mesmo comê-los em grande quantidade. Se possível, use menos açúcar em sucos, café ou em outras bebidas, ou passe a utilizar adoçantes.

          Você já deve saber o que a atividade física pode lhe trazer de positivo. Mas não custa nada relembrar!!!

          Praticar atividade física pode melhorar sua disposição, seu bem-estar, seu sono, diminuir ansiedade e melhorar o seu humor. Além disso, ajuda na prevenção do diabetes, de doenças do coração, na diminuição dos níveis de colesterol e ainda fortalece seus ossos.

Dicas para deixar seu dia mais movimentado:

        • Acorde cedo e evite ficar deitado enquanto não estiver dormindo.

        • Use menos o controle remoto; levante-se quando for mudar o canal da televisão.

         Vá à padaria, à farmácia, ao banco ou a outros lugares próximos a sua casa sempre a pé.

         Você pode subir ou descer pequenos lances de escada em vez de usar o elevador. Ou até descer do elevador um ou dois andares antes do seu destino e ir de escada o restante.

         Se usar transporte público, quando possível, descer uma ou duas paradas antes do seu destino e ir o restante caminhando.

         Faça atividades com sua família como sair para caminhar em parques, andar de bicicleta com seus filhos.

         Marque alguns dias da semana para praticar algum esporte com seus amigos: futebol, caminhadas, ciclismo.

         Mas não se esqueça: antes de fazer qualquer exercício físico, peça orientações para o seu médico.