CONTRIBUIÇÕES   DA   EVOLUÇÃO  DO PENSAMENTO   HUMANO   PARA   O  FENÔMENO   PSICOSSOMÁTICO

MEDICINA INTEGRAL

1.   PSICOLOGIA  DINÂMICA

Fundamentada na Psicanálise de Freud, evoluiu como ramo de ciência
e ampliou o horizonte de abordagem  médica.

2.  FILOSOFIAS  HOLÍSTICAS

Idéias integradas de Sociologia, de Psicologia, de Filosofia  e  de  Medicina.

3.  CONTRIBUIÇÃO    DA    PATOLOGIA  FUNCIONAL

Von Bergman resume o pensamento médico filosófico da etiopatogênese da doença.  Uma ou mais  funções  do  órgão ou sistema seriam acionadas pelo Sistema Nervoso Vegetativo.   Já admitia  a  idéia  do  distúrbio  psíquico,  acionando  o   mesmo   Sistema            Funções    dos    órgãos             Sintoma.

4.  AVANÇOS  DA  NEUROFISIOLOGIA

Cristalizados pelas idéias de Papez, em 1937, na descrição  do  circuito, onde se encadeiam as diversas  estruturas  que compõem o sistema límbico.

Maclean analisa este sistema integrativo, sob o nome de “cérebro visceral”, em termos psicoemocionais e fisiológicos = convergência dos conhecimentos  de  Psicologia  dinâmica  e  da  Neurofisiologia             Psicofisiologia.

-  Escola de Franz Alexander contribui para o estudo da correlação que ocorre ao nível dos processos da mente – psicodinâmico – (estados afetivos diversos) e ao nível dos órgãos (discinesias, dores, frio, vertigens, gazes).

Sintoma      -   componente   latente   ou   psicodinâmico
                                  -   componente  manifesto  ou  orgânico