FUNDAMENTAÇÃO  EXPERIMENTAL 
DA   PSICOFISIOLOGIA

  

     

      Os mecanismos da correlação psico-emocional e somática  e  sua coordenação pelo conjunto hipotálamo-hipófise-sistema  límbico.

1.      BEAUMONT (1833) – pioneiro nas investigações metódicas, realizadas diretamente no estômago de seu  paciente  Alexis  St. Martin.
  
 

2.      PAVLON (1904)  - fisiologista  que analisou o reflexo  condicionado e observou que a quantificação  do suco gástrico em cães está presente independente do estímulo direto no estômago e pode estimular-se pelo prazer de mastigar e engolir, ou simplesmente por mecanismos  condicionados.
 

3.      CANNON e CLAUDE BERNARD (1920-1929) - Cannon demonstrou experimentalmente a concomitância do conjunto mente-corpo, com alterações no corpo e nos processos vitais, como a coagulação sanguínea, durante situações de medo, raiva, dor e fome.

Claude Bernard admitia a doença como resultado de tendências do organismo para estabelecer o equilíbrio, mediante respostas de adaptação ao agente agressor.
  
     Introduziram   a  noção  de  homeostase  
 

4- VON BERGMAN (1940) –  em  sua  clássica  obra “A Patologia  
Funcional”, menciona várias experiências em  animais e homens, em que os distúrbios das funções  do órgão, em termos de discinesias e discrinias,  constituem  a  base das doenças  (hipertensão  arterial,  diarréia,  hipersecreção  gástrica,  PV,  diarréia,  discinesia  dos  órgãos).

  
   Já  admite,  mas  não  desenvolve, a etiologia  psíquica  para  as  disfunções.