RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA DORMIR

 

1)   O sono não depende da sua vontade  ou empenho em tentar dormir. Ele deve vir naturalmente, independente de seu esforço.

2)   Durma somente o necessário. Você não deve permanecer na cama por tempo superior ao de horas usuais de sono (em média 8 horas).

3)   Se você não consegue conciliar o sono, é melhor levantar-se e procurar alguma atividade (leitura, trabalho manual, etc). Esta atitude é mais conveniente do que ficar atormentando-se na cama.

4)   Pratique exercícios físicos. Desde que sejam moderados e regulares, os exercícios físicos facilitam o sono.

5)   A fome pode ser causa de insônia. Lanches leves pouco antes de dormir, acompanhados por bebidas quentes (leites, etc)podem ajudá-lo a dormir.

6)   Alguns tipos de chás, tais como de erva cidreira ou folhas de maracujá, podem ajudá-lo a dormir. 

7)   Tomar café antes de dormir, sobretudo se for em grande quantidade, poderá interferir na qualidade do sono.

8)   Espreguiçar-se na cama e usar métodos de relaxamento físico, facilitam a conciliação do sono.

9)   Ao deitar-se na cama, relaxe e pense em coisa amenas, isolando-se dos problemas  cotidianos.

10)   Nunca utilize medicamentos tranqüilizantes para dormir sem orientação e receita médica. Tais produtos sem um rigoroso controle poderão  prejudicar  a sua saúde.

 

Boa noite