Especificador Com Início no Pós-Parto

        O especificador Com Início no Pós-Parto pode ser aplicado ao Episódio Depressivo Maior, Episódio Maníaco ou Episódio Misto atual (ou mais recente) do Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Bipolar I ou Transtorno Bipolar II ou ao Transtorno Psicótico Breve, se o início ocorre no período de 4 semanas após o parto. Em geral, a sintomatologia do Episódio Depressivo Maior, Episódio Maníaco ou Episódio Misto no pós-parto não difere da sintomatologia dos episódios de humor que não ocorrem no pós-parto. Sintomas comuns em episódios com início no pós-parto, embora não exclusivos deste período, incluem flutuações e instabilidade do humor e preocupação com o bem-estar do bebê, cuja intensidade pode variar de exagerada a francamente delirante. A presença de ruminações graves ou pensamentos delirantes a respeito do bebê está associada a um risco significativamente aumentado de danos a ele.

        Os episódios de humor com início no pós-parto podem apresentar-se com ou sem características psicóticas. O infanticídio está associado, com maior freqüência, a episódios psicóticos no pós-parto caracterizados por alucinações de comando para matar o bebê ou delírios de que este está possuído, mas também pode ocorrer nos episódios graves de humor no pós-parto sem estes delírios ou alucinações específicos. Episódios de humor no pós-parto (Episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto) com características psicóticas parecem ocorrer de 1 em 500 a 1 em 1.000 partos e podem ser mais comuns em mulheres primíparas. O risco para episódios no pós-parto com características psicóticas é particularmente aumentado em mulheres com episódios de humor anteriores no pós-parto, mas também é elevado entre as que têm um histórico prévio de Transtorno do Humor (especialmente Transtorno Bipolar I). Caso uma mulher tenha tido um episódio no pós-parto com características psicóticas, o risco de recorrência a cada parto subseqüente situa-se entre 30 a 50%. Também existem algumas evidências de risco aumentado de episódios psicóticos de humor no pós-parto entre mulheres sem um histórico de Transtornos do Humor, mas com um histórico familiar de Transtornos Bipolares. Os episódios que ocorrem no pós-parto devem ser diferenciados do delirium que ocorre no período pós-parto, que se distingue por um nível diminuído de consciência ou atenção.

        As mulheres com Episódios Depressivos Maiores no pós-parto com freqüência têm ansiedade grave e ataques de Pânico. As atitudes maternas quanto ao bebê são altamente variáveis, mas podem incluir desinteresse, medo de ficar a sós com o bebê ou um excesso de intrusão que inibe o descanso adequado da criança. É importante distinguir entre os episódios de humor pós-parto e a "tristeza pós-parto", que afeta até 70% das mulheres nos 10 dias após o parto, é transitória e não prejudica o funcionamento. Estudos prospectivos demonstraram que os sintomas de humor e ansiedade durante a gravidez, bem como a "tristeza pós-parto", aumentam o risco de um Episódio Depressivo Maior pós-parto. Um histórico pessoal de Transtorno do Humor desvinculado do pós-parto e um histórico familiar de Transtorno do Humor também aumentam o risco para o desenvolvimento de um Episódio de Humor pós-parto. Os fatores de risco, as taxas de recorrência e os sintomas dos Episódios de Humor com início no pós-parto são semelhantes àqueles desvinculados deste período. Entretanto, este período é singular com respeito ao grau de alterações neuroendócrinas e ajustamentos psicossociais, ao impacto potencial da amamentação no planejamento do tratamento e às implicações em longo prazo de um histórico de Transtorno do Humor pós-parto no planejamento familiar subseqüente.

Critérios para Especificador Com Início no Pós-Parto

Especificar se:

Com Início no Pós-Parto (pode ser aplicado ao Episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto atual ou mais recente no transtorno Depressivo Maior, Transtorno Bipolar I ou Transtorno Bipolar II, ou a um Transtorno Psicótico Breve).

O início do episódio ocorre dentro de 4 semanas no período pós-parto.