Especificador Com Ciclagem Rápida

        O especificador Com Ciclagem Rápida pode ser aplicado ao Transtorno Bipolar I ou Transtorno Bipolar II. A característica essencial de um Transtorno Bipolar com ciclagem rápida é a ocorrência de quatro ou mais episódios de humor durante os últimos 12 meses. Esses episódios podem ocorrer em qualquer combinação ou ordem. Os episódios devem satisfazer os critérios tanto de duração quanto de sintomas para um Episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto e devem ser demarcados por um período de remissão completa ou por uma guinada para um episódio de polaridade oposta. Episódios Maníacos, Hipomaníacos e Mistos são contados como sendo do mesmo pólo (p. ex., um Episódio Maníaco imediatamente seguido por um Episódio Misto conta como um único episódio, para efeitos do especificador Com Ciclagem Rápida). Exceto por ocorreram com maior freqüência, os episódios que acontecem em um padrão de ciclagem rápida não diferem daqueles que ocorrerem em um padrão sem ciclagem rápida. Os episódios de humor que contam para a definição de um padrão de ciclagem rápida excluem aqueles diretamente causados por uma substância (p. ex., cocaína, corticosteróides) ou uma condição médica geral.

        A ciclagem rápida ocorre em aproximadamente 10-20% dos indivíduos com Transtorno Bipolar visto em Clínicas para transtornos do humor. Enquanto no Transtorno Bipolar em geral a proporção entre os sexos 70-90% dos indivíduos com padrão de ciclagem rápida. Os episódios de humor não estão ligados a qualquer fase do ciclo menstrual e ocorrem em mulheres tanto pré quanto pós-menopausa. A ciclagem rápida pode estar associada com hipotireoidismo, certas condições neurológicas (p. ex., esclerose múltipla), Retardo Mental, traumatismo craniano ou tratamento antidepressivo. A ciclagem rápida pode ocorrer em qualquer momento durante o curso de um Transtorno Bipolar e pode aparecer e desaparecer, particularmente se associada com o uso de antidepressivos. Existem algumas evidências de que alguns indivíduos com ciclagem rápida têm uma aceleração de sua taxa de ciclagem após a exposição de medicações antidepressivas. O desenvolvimento da ciclagem rápida está associado com um pior prognóstico a longo prazo.

Critérios para especificador Com Ciclagem Rápida

Especificar-se:

Com Ciclagem Rápida (pode ser aplicado ao Transtorno Bipolar I ou Transtorno Bipolar II).

Nos últimos 12 meses, no mínimo quatro episódios de perturbação do humor que satisfazem os critérios para Episódio Depressivo Maior, Episódio Maníaco, Misto ou Hipomaníaco.

Nota: Os episódios são demarcados por uma remissão parcial ou completa com duração mínima de 2 meses, ou por uma guinada para um episódio de polaridade oposta (p. ex., de Episódio Depressivo Maior para Episódio Maníaco).