logo_cabeçalho.jpg
paulo nicolau

PSIQUIATRIAGERAL.COM.BR

Paulo Nicolau
(1952-2021)

 

SÚMULA BIBLIOGRÁFICA

 

Nascido na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, em 3 de setembro de 1952. Filho de João Nicolau e Irma Carolina M. Nicolau, em 1966 concluiu o 1º ciclo de estudos no Colégio Londrinense e em 1969 concluiu o 2º ciclo de estudos no Colégio Bandeirantes, destacando-se desde cedo como um dos primeiros alunos da turma, o que lhe possibilitou o ingresso em diversas faculdades de medicina.

 

Formou-se em 1975, em medicina na Faculdade de Medicina “fundação Universitária Sul Fluminense” do Rio de Janeiro.  Cursou pós graduação em Administração Hospitalar em 1974 pelo Instituto  Brasileiro  e  Desenvolvimento  de Pesquisas Hospitalares. Especialização em Medicina do Trabalho em 1975 pela Universidade de São Paulo. Formou-se Especialista em Psiquiatria em 1978 conferido  pela  Associação   Médica  Brasileira  e  Associação  Brasileira de Psiquiatria. Especialização em Criminologia em 1979 pela Fundação Universitária Estadual de Londrina. Especialização em Geriatria em 1980 pela Sociedade Brasileira de  Geriatria  e   Gerontologia  filiada  à International Society of  Gerontoloy.

 

Logo após sua formação, em 1976, iniciou seu trabalho como Diretor Administrativo e Técnico do Hospital São João Clínica de Doenças Mentais e Nervosas. Médico  Psiquiatra  da Secretaria do Estado de Saúde  e  do  Bem  Estar Social,  posteriormente Fundação de Saúde Caetano Munhoz da Rocha, 1980. Médico   Chefe Auditor e Membro da Comissão de Auditoria Médica  e Revisão Diagnóstica dos Prontuários Médicos da Clínica Psiquiátrica de  Londrina e do Sanatório São João. Em 1981, passou a responder como Diretor Técnico do   Serviço   de   Eletrencefalografia “HANS BERGER”  do  Hospital  São  João. Médico   Credenciado    pela   Assistência   PATRONAL, SUS, para atendimento de seus servidores em Neuro-psiquiatria desde 1981. Presidente   Interino   da Comissão   de Valorização da  Assistência Psiquiátrica da Federação dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de  São  Paulo de maio a setembro de 1983. Médico   credenciado   pela   UNIMED de Londrina - Sociedade Cooperativa de Serviços Hospitalares, para atendimento de  seus  servidores  em  Eletrencefalografia  e  Neuro-psiquiatria desde 1984. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Eletrencefalografia Clínica  e   Neurofisiologia   filiada   à   International   Federation   of   Societies   for Electroencephalography and Clinical Neurophsiology  (I.F.S.E.C.N.) em 1984. Médico  credenciado    pela    Assistência   PATRONAL,    SUS,     para atendimento de  seus  servidores em Eletrencefalografia em 1985.  Membro do Conselho Municipal de Saúde de Pres. Prudente – SP desde 1991.

 

Aprovado no Concurso Público de Títulos e  provas  teórica, prática e oral, para a residência em Psiquiatria, na Coordenadoria de Saúde  Mental do Estado de São Paulo,  Departamento Psiquiátrico II,  Pavilhão - Escola, tendo sido aprovado com média final 09 (nove), sob coordenação do Dr. Anibal Silveira. Aprovado  em  terceiro  lugar, no concurso Público realizado pela Coordenadoria de Saúde Mental, para estágio de aperfeiçoamento em Psiquiatria, no Departamento Psiquiátrico II  (Diário Oficial do dia 04 de Maio de 1976). Aprovado  no  Processo  Seletivo  para  Auxiliar  de   Ensino   da  Universidade Estadual de Londrina, aberto pelo Edital nº 16 - A/78 CRH, classificado em terceiro lugar, para o Departamento de Patologia Aplicada,  Legislação e Deontologia do Centro de Ciências da Saúde em 1978. Aprovado no Processo Seletivo para Auxiliar de Ensino da Universidade Estadual de Londrina, aberto pelo Edital  nº 16 - A/78 CRH,  classificado em  décimo  lugar  para  o  Departamento  da  Clínica  Médica, do Centro de Ciências da Saúde em 1978. Aprovado  no  Processo Público para Admissão  de  Docentes  da Universidade Estadual  de  Londrina, aberto pelo Edital nº 001/86 - CRH, classificado em primeiro lugar para a Classe de Professor Auxiliar,  na            área/subárea de Medicina Legal - infortunística, do Departamento de            Patologia Aplicada, Legislação e Doentologia do Centro de Ciências de Saúde, tendo obtido a média de 8,30 (oito vírgula trinta) em 1987.

 

Participou de Cursos de Formação Internacionais, como, “The International Institute on the Prevention and Tratment of Drug Depurdence”, 1976, Hamburg -  Alemanha. “X Congresso Internacional de Psychotherapie”, 1976, Paris – França. Certificado  de  Visitas,  Observação  de Instalações   e Aperfeiçoamento de Métodos Terapêuticos, 1976, Nyon – Suissa.

 

Recebeu Atestados de Idoneidade Moral e Recomendação em 1975 por Dr. Anibal Silveira. Atestado de Idoneidade Moral em 1978 por Prefeito Municipal de Londrina Antonio C. Belinati, Secretário da Educação e Cultura do Município de Londrina Daniel Hatti, Representante do Ministério da Educação e Cultura de Londrina Tadão Kanayama. Carta de Apresentação e Idoneidade em 1984 concedido por Dr. Sidney Dorigon - Membro Efetivo do SBENC. Dignidade de “Revelação em Psiquiatria” em 1978, pelo Instituto de Pesquisa em Alcoolismo e Drogas.

 

Associado na  qualidade  de  membro do Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares, desde Dezembro de 1974. Sócio Efetivo do Centro de Estudos de “Franco da Rocha” (Franco da Rocha)  sala das secções, 27 de Fevereiro de 1975. Filiado ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Filiado da Associação Médica de São Paulo. Sócio Fundador da Associação Paulista de Engenheiros e Médicos em      Saúde Ocupacional, Órgão Representativo dos Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho. Filiado ao Conselho Regional de Medicina do Paraná. Filiado a Sociedade Paranaense de Psiquiatria. Filiado a Sociedade Brasileira de Psiquiatria. Filiado     ao    Centro    de   Estudos   “Dr.  João  Nicolau”   Da   Clínica Psiquiátrica de Londrina e do Sanatório Shangri-lá,  na qualidade de Sócio Efetivo e atualmente exercendo atividade de 1º Secretário do Centro. Filiado   ao  “Centre  Français    d’Information       Permanente     du’ Médecin”, Paris, le Décember de 1976. Filiado  à Associação Médica e a Sociedade de Medicina Psicossomática de Presidente Prudente, desde 1979. Filiado  a  Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia desde 24 de  Maio de 1980. Filiado  a  Sociedade  Brasileira  de Eletrencefalografia e Neurologia  Clínica desde Novembro de 1980. Membro da Liga Brasileira de Epilepsia,  Capítulo de São Paulo, desde Março de 1983. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Eletrencefalografia e Neurofisiologia Clínica desde 1984. Associado da Associação de Medicina de Londrina desde 1989. Membro do Sindicato dos Médicos de Presidente Prudente desde 1989.

 

Iniciou seu trabalho como médico assistente da Clínica Psiquiátrica de Londrina em 1976, e como médico assistente na Vila Normanda Clínica Psiquiátrica Comunitária em 1983. Em 1982 passou a atuar como Diretor técnico da Clínica Psiquiátrica de Londrina, nos quais atuou até o ano de 2019. Desde o início de sua atividade, sempre se preocupou com a reabilitação e ressocialização de seus pacientes, propondo no Hospital atividades sócio terapêuticas, inclusive natação, teatro, hidroterapia, sauna e outras.

 

Trabalhava como médico eletrencefalografista no Serviço de elentrecefalografia “Dr. João Nicolau” desde 1983. Também no mesmo ano iniciou seu trabalho coo médico assistente do Ambulatório de Psiquiatria na cidade de Londrina, além de realizar consultas em seu consultório médico desde o ano de 1981, onde prestou um serviço humanitário em prol do tratamento de pacientes com transtornos mentais.

 

Atuou como docente do curso de psicologia do CESULON em 1978, docente de especialização em Psicologia Clínica e Comunitária do CESULON em 1983. Professor responsável pela disciplina de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia Médica, Psicopatologia Geral, da UNOESTE, 1985.

 

O médico Paulo Nicolau, psiquiatra, há quase 40 anos dá continuidade ao trabalho iniciado pelo seu pai em nossa cidade, no qual observava a pessoa como um “todo” único e indivisível, sob seus aspectos biopsicossociais, objetivava atuações preventivas dos transtornos mentais com a utilização de técnicas comunitárias.