FUNDAMENTAÇÃO  EXPERIMENTAL 
DA   PSICOFISIOLOGIA (cont.)

  

    

5.  HANS  SELYE  (1946)  – descreve a “síndrome geral de adaptação” e as doenças de adaptação, introduzindo a noção de estresse.
    

6. MACLEAN (1949) – possibilitou a integração da Neurofisiologia experimental com a Psicodinâmica.   Desenvolveu a concepção do equilíbrio dinâmico com que funcionam os vários centros que compõem os sistema límbico, o “cérebro visceral” , estrutura reguladora das funções viscerais e geradora de afetos, dando  ao  organismo   a  homeostase  global.
      

7.      WOLF e WOLFF, GRACE E WOLF – descreveram, em três importantes livros, as nítidas relações entre os variados estados de espírito-afetivos  e,  respectivamente, as  funções do estômago, do cólon e a hipertensão arterial.  Descreveram dois estados fisiopatológicos no aparelho digestivo:

a) Hiperdinâmico
relacionado a estados de raiva, irritação, agressividade e ressentimento.
b) Hipodinâmico relacionamento a estado de depressão e fuga a luta.    
 

 8.     ENGEL  (1956) – fez importante estudo da secreção gástrica em criança de 1 ano, pela  gastrostomia, durante seis estados de afeto, provocados pelo seu contato com membros da equipe, tais como:  contentamento, alegria, irritação, raiva, depressão e depressão com desprazer.